Através da contratação de companhias teatrais especializadas em públicos infantis e juvenis, o intuito é oferecer espetáculos abertos e acessíveis com temáticas que façam sentido com a realidade dos alunos, famílias e comunidades em vulnerabilidade social onde atuam os polos culturais da Gerando Falcões.
Em anos anteriores, os temas das apresentações foram variados, como: segurança no trânsito, identidade no território, sustentabilidade, etc. Este ano, as temáticas abordam identidade, senso de pertencimento e rede de apoio.
Ambas as exibições irão contar com medidas de acessibilidade como rampas de acesso, local reservado para cadeirantes e pessoas de baixa visão, além de libras para pessoas com deficiência auditiva. Confira a programação:
CAIXA CASA MUNDO – Espetáculo Teatral, Polo Ferraz
Através de recursos da linguagem do Teatro de Formas Animadas são apresentadas e questionadas situações nas quais as crianças e jovens têm seus direitos suprimidos, buscando refletir sobre a vulnerabilidade e a busca de caminhos e redes de apoio pelos quais se tornem possíveis as denúncias e as garantias de manutenção da integridade e segurança.
O espetáculo propõe em sua tríade: caixa, casa, mundo uma ampliação do olhar para questões fundamentais aos direitos das crianças, participando-as desse debate e abrindo um convite para a escuta.
- Data: 24 de agosto às 14h
- Local: EMEB Prof.ª Nurimar Martins Hiar. R. São João, 839 – Jardim Soeiro, Ferraz de Vasconcelos
- Companhia Teatral: Coletiva Pontos de Fiandeiras
- Entrada Livre
- Capacidade de público: 300 pessoas
- Acessibilidade: Rampa de acesso, local reservado para cadeirantes e pessoas com baixa visão, libras para deficientes auditivos.
A MENINA QUE QUERIA SER GRANDE – Espetáculo Teatral, Polo Poá
A menina Nina acredita que se ela crescer mais rápido poderá resolver todas as coisas que muitas vezes os adultos não fazem ou se esquecem de fazer, e nessa história, ela quer arrumar a bagunça e o desrespeito em lugares como a escola, no trânsito, observando os carros e os motoristas, utilizando das ferramentas mágicas que as crianças possuem como a gentileza, o carinho, o respeito, a paciência e a empatia.
Passeando pela linha das artes integradas como o Circo, a Dança e o Teatro, o espetáculo visa oferecer uma reflexão sobre o momento presente e as dúvidas que englobam a infância até as responsabilidades da vida adulta, sem perder a inocência e a magia do ser criança, entendendo que precisamos pensar e agir sem agredir o bem-estar do outro, utilizando o lúdico como embasamento cênico.
- Data: 19 de outubro às 11h
- Local: CEP Prof.º José Antonio Bortolozzo. Rua Deputado Nelson Fernandes, 230 – Cidade Kemel, Poá – SP, 08554-120
- Companhia Teatral: Cia D’Artes
- Entrada Livre
- Capacidade de público: 300 pessoas
- Acessibilidade: Rampa de acesso, local reservado para cadeirantes e pessoas com baixa visão, libras para deficientes auditivos.
Sobre a Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades.
Os Polos Culturais da Gerando Falcões atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das comunidades do entorno, com oficinas de canto coral, orquestra, percussão, teatro, dança, violão, ballet, pintura e capoeira. Além disso, oferta de espetáculos, apresentações musicais e workshops culturais e muito mais para as favelas e comunidades.